Superando a procrastinação: 13 dicas para evitar o adiantamento involuntário de atividades e tarefas

"A procrastinação é o mau hábito de deixar para depois de amanhã o que deveria ter sido feito anteontem." Napoleon Hill


Esta situação certamente lhe parecerá familiar: uma tarefa importante está à sua frente e você decide fazê-la prontamente. Talvez você tenha que entregar um trabalho ou o prazo para apresentação de sua declaração de imposto está se aproximando gradualmente. Mas, assim que você tenta realizar a tarefa mencionada, de repente pensa em inúmeras coisas que ainda precisa fazer.


Há a roupa suja que espera para ser lavada há dois dias e meio. Seu quarto de repente parece sujinho e uma camada de poeira de 2 cm de espessura parece estar se formando nas prateleiras. E por que seu armário de repente parece tão bagunçado?! O que é certo é que você não consegue se concentrar neste caos. Quem poderia fazer isso tendo tanta coisa para arrumar em seu apartamento?!


Este é o momento em que você toma a firme decisão de primeiro garantir que seu apartamento seja liberado. Porque não antes que esse distúrbio irracional tenha sido eliminado, você pode até chegar a um pensamento claro - quanto mais se concentrar na tarefa realmente a ser realizada.


Consciência pesada? O que é isso? Após a limpeza, você começará realmente a ser produtivo e a se dedicar à sua tarefa. Ainda há tempo suficiente.


Mas então o choque. Da próxima vez que você olhar para o relógio, já são 18 horas - absolutamente não é a sua hora. Depois das seis, você sempre achava difícil se concentrar. Como então? Afinal, está escurecendo gradualmente de novo. O jantar já começa logo e então você quase pode cair de volta na cama. Portanto, você adia a referida tarefa para amanhã até que “amanhã” se torne depois de amanhã e depois de amanhã se torne uma semana.


Pro Crastinus (Latim) – para amanhã

Procrastinação – deixar as coisas para amanhã, e depois para amanhã, e depois ....


O resultado de um estudo da Universidade de Münster/Alemanha mostra que 20% dos alunos agora pertencem aos chamados “candidatos à procrastinação”. Em média, os homens são mais afetados do que as mulheres. Enquanto os homens têm mais probabilidade de ter problemas para avaliar corretamente o tempo que passam e ter dificuldade de se acostumar com as respectivas tarefas, as mulheres costumam ficar inseguras quanto à conclusão de suas tarefas.


No entanto, o problema não é exclusivo dos alunos. Nesse ínterim, a "procrastinação" se tornou uma doença muito difundida, com a qual todos certamente já foram infectados em algum momento. Caso você já esteve neste círculo vicioso, certamente sabe como é difícil fugir novamente. Sua motivação parece diminuir a cada dia. E todos os dias você pensa em atividades alternativas para evitar seu problema.


Você sabe, no fundo, que a procrastinação é prejudicial a você. Mas quais são as razões disso?

Você perde o seu autorrespeito

Seu medo de falhar aumenta

Você aumenta seu nível de estresse, pois tem constantemente a tarefa a ser realizada no fundo de sua mente

Você desenvolve uma autoimagem negativa

Você gradualmente deixa de acreditar em si mesmo

Você torna difícil para si mesmo voltar à tarefa em questão

Você está ficando para trás em seu nível real de desempenho


Se você é um dos profissionais da procrastinação que adia tarefa após tarefa, certamente está familiarizado com as seguintes linhas de pensamento:


"Oh, eu ainda tenho tempo suficiente para isso."

"No momento, não estou com humor para isso."

"Eu tenho que fazer outras coisas primeiro para que eu possa me concentrar na tarefa real."

"Bem, se eu faço a tarefa hoje ou amanhã ... não importa agora também."

"A tarefa não vai demorar tanto."


Mas agora chega; com este artigo, gostaria de ajudá-lo a recuperar sua autoconfiança e começar a fazer suas próximas tarefas novamente em um período razoável.


O ator inglês Christopher Parker resumiu:


"A procrastinação é como um cartão de crédito: é muito divertido até você receber a conta."


Antes que sua conta se torne impagável, hoje darei dicas eficazes que mostrarão como você pode superar sua procrastinação o mais rápido possível. ;-)


13 dicas úteis para ajudá-lo a superar sua procrastinação


1. Estabeleça metas realistas e concentre-se em tarefas de alta prioridade.


Ambição é boa, mas ambição demais também pode ser prejudicial. Por exemplo, se você assumir muitas tarefas em um dia, pode se sentir desmotivado só de olhar para as tarefas a serem realizadas e, então, preferir deixar como está.


Portanto, sempre execute as tarefas de alta prioridade primeiro. Somente quando você tiver processado totalmente isso, então você gradualmente passará às tarefas menos importantes.


Determine qual é sua meta diária todos os dias. É importante que você conheça seu limite e defina metas realistas. Metas que você alcançará com certeza. Se você assume tarefas demais, aumenta seu medo de falhar e de não atingir seus objetivos. Isso leva a uma diminuição da sua motivação e causa sentimentos negativos.


2. Determine a hora exata em que você iniciará a tarefa


Se você tem o vírus da procrastinação, provavelmente conhece o seguinte dilema:

Você começa o dia altamente motivado e resolve fazer o trabalho a qualquer custo. Mas logo após o café da manhã, o primeiro coma começa a comer e você faz uma pequena pausa primeiro. Então, de repente, é meio-dia e você não tem nada de novo.


Portanto, é importante definir um ponto claro no tempo em que você começa no minuto. E eu realmente quero dizer ao minuto. Mesmo que você pense consigo mesmo: "Oh ... eu posso fazer outra coisa por cinco minutos antes de começar a tarefa importante", você provavelmente sabe tão bem quanto eu que esses cinco minutos às vezes podem se transformar em cinco horas em que sua produtividade continua indo pelo ralo.


Portanto, ponha o seu despertador hoje e sente-se amanhã para que a tarefa seja realizada imediatamente após a campainha tocar.


É bom fazer um planejamento semanal e definir os períodos disponíveis em cada dia para a realização das tarefas. Sabendo de quanto tempo você dispõe, melhor você planeja as suas metas semanais.


3. Defina um prazo fixo para você


Quando você quer que sua tarefa seja concluída?


De agora em diante, sempre estabeleça um prazo claro para completar sua tarefa e registre-o em seu calendário. Se você se permitir muito tempo para um projeto, a probabilidade de um trabalho ineficaz e procrastinação aumenta, pois você sente que ainda tem tempo suficiente. Você ficará surpreso com o quanto mais produtivo poderá trabalhar com menos pressão de tempo.


Portanto, trabalhe de acordo com o lema:


"A melhor maneira de fazer algo é começar."


Além disso: quanto mais cedo a tarefa for concluída, mais relaxado você poderá aproveitar a noite, certo?


Prazos fixos são uma ajuda muito importante para superar ou controlar a procrastinação. Quanto mais firmes os prazos, mais nos motivam de iniciar e finalizar uma tarefa sem postergar ela mais.

A gente aprendeu que perder um prazo é uma coisa ruim. Perder um prazo significa ser exposto a críticas, do chefe, da família, dos amigos etc. Perder um prazo é percebido pelo nosso cérebro como uma ameaça tão importante que nos impede de procrastinar.

Agora – como Tim Urban explica no TED Talk dele[i] – quando não temos prazos, não temos nenhuma ajuda para limitar a procrastinação.



4. Faça uma lista "To Do" antes de dormir


Você não se livra de pensamentos assustadores sobre seu trabalho antes de ir para a cama?


Para se livrar melhor do estresse e garantir um sono mais tranquilo, a partir de agora você sempre pode criar uma lista de To Do para o dia seguinte antes de dormir. Por quê? Porque você sabe o que esperar no dia seguinte e não precisa pensar constantemente no que fazer.


É aconselhável classificar as tarefas de acordo com a relevância. Depois de fazer o pior trabalho, completar o resto das tarefas não parecerá tão selvagem para você. Ao marcar as tarefas concluídas, você também aumenta sua motivação, pois isso torna seu sucesso visível.


Um estudo da Florida State University descobriu que tarefas de negócios inacabadas de alta prioridade afetavam a atividade cerebral e dificultavam o trabalho produtivo. No entanto, se você anotar todas as tarefas com antecedência em uma lista de tarefas, o trabalho sem distrações será muito mais fácil. Porque escrever uma tarefa cria um efeito semelhante ao de já ter concluído a tarefa.


5. Sempre separe tarefas grandes em blocos menores


Crie instruções passo a passo para que sua tarefa seja concluída, a fim de reconhecer melhor como você pode atingir seu objetivo. A melhor maneira de fazer isso é subdividir uma tarefa grande em subtarefas menores e marcá-las depois de concluídas.


Para as tarefas menores, também faz sentido definir um limite de tempo. Isso permitirá que você supere sua procrastinação e conclua sua tarefa com mais rapidez.


6. Aproveite ao máximo seus momentos produtivos e fases altas para trabalhar


Todo mundo tem seus próprios horários do dia, quando seu nível de desempenho é mais alto. Existem, por exemplo, os madrugadores que podem trabalhar melhor de manhã e os madrugadores que podem trabalhar melhor à noite.


Não importa a qual tipo você pertença - para trabalhar de forma produtiva, você definitivamente deve aproveitar os momentos em que você pode se concentrar bem. Durante essas fases, posso recomendar que você trabalhe primeiro nos blocos de construção mais difíceis de sua tarefa, para que possa se concentrar nas coisas mais fáceis nas fases menos produtivas do dia.


7. Trabalhe com a técnica do Pomodoro


O termo “técnica Pomodoro” significa algo para você?



A “técnica Pomodoro” é um dos métodos eficazes de gerenciamento de tempo com o qual você pode trabalhar de forma mais produtiva a partir de agora.


Você procede da seguinte forma:


1 Divida sua tarefa em blocos de 25 minutos e anote-os em sua lista de tarefas


2 Defina o seu despertador (ou seu relógio de cozinha em forma de um tomate) para 25 minutos


3 Trabalhe na primeira tarefa a ser concluída dentro do período definido e marque-a após a conclusão


4 Faça uma pausa de 5 minutos após os primeiros 25 minutos


5 Depois de quatro blocos de trabalho de 25 minutos, você faz uma pausa mais longa de cerca de 20 minutos


Quais são as vantagens da técnica Pomodoro?


Ao fazer pausas regulares, você aumenta sua capacidade de concentração e pode, portanto, trabalhar produtivamente por mais tempo


Saber que você tem apenas 25 minutos para uma tarefa o tornará mais ambicioso para atingir seu objetivo. É como uma maratona. Você pode chegar ao seu objetivo dentro do tempo determinado? ;)


Você se distrai menos porque tem apenas 25 minutos para chegar ao seu objetivo. Você não pode mais correr para a geladeira ou arrumar seu guarda-roupa



8. Se você tiver problemas para iniciar sua tarefa, faça um brainstorm primeiro



Você não tem ideia de como pode realizar suas tarefas e está procrastinando-as?


Não tenha medo de enfrentar a tarefa com confiança e veja a conclusão da tarefa como um pequeno teste de coragem. Elimine pensamentos como: “Não consigo pensar em nada mesmo” ou “Não sou criativo demais para a tarefa”. Porque isso é um disparate completo.


Você só precisa saber como começar. E a melhor maneira de fazer isso é com um pouco de brainstorming. Pegue um pedaço de papel e apenas escreva tudo o que vier à mente. E eu realmente quero dizer tudo. Porque não há certo ou errado no brainstorming. Trata-se apenas de coletar ideias. Porque uma ideia leva rapidamente a outra.


Portanto, adie o seu perfeccionismo e deixe seus pensamentos correrem livremente. Colete ideias, desenvolva-as e peça conselhos aos seus colegas. A Internet também pode ajudá-lo a obter inspiração. Você ficará surpreso com o quanto pode de repente pensar e ficará muito mais motivado para realizar sua tarefa de maneira adequada.


9. Recompense-se por atingir objetivos


Existe uma sensação melhor do que saber que alcançou seus objetivos?


Recompense a sua pessoa por sua ambição e produtividade. Quem sabe se mime com um dia relaxante de bem-estar ou compra peça de roupa que deseja há muito tempo?


Além disso, fique à vontade para planejar suas recompensas com antecedência para motivá-lo a atingir seu objetivo. Com isso você tem a garantia de trabalhar com mais eficácia e superar sua procrastinação!


10. Diga adeus à sua veia perfeccionista


O maior erro de todos é não querer cometer um. Porque, desta forma, você evita enfrentar sua tarefa com confiança e realizá-la rapidamente. Reconheço que também há um pouco de perfeccionista em mim, mas me acostumei a pensar menos em possíveis erros e apenas em começar.


Nem sempre precisa ser uma fazenda de purpurina e pôneis. ;) Uma primeira versão aproximada de sua tarefa é melhor do que nada, uma frase menos que perfeita é melhor do que linhas em branco.


11 Elimine qualquer distração


Você quer trabalhar de forma focada, mas seu dedo formigando o move constantemente para atualizar sua página inicial do Facebook ou verificar suas mensagens do WhatsApp?


Defina conscientemente um período em que você desliga o celular e o guarda. Você também não tem permissão para verificar seus e-mails ou acessar páginas de mídia social que causem distração durante este período.






12 Diga "não" para si mesmo em voz alta assim que se encontrar tentando se distrair


Você está sentado em frente ao computador e deseja se concentrar em fazer seu trabalho. Mas, depois de alguns minutos, você sentirá essa contração descontrolada na perna novamente. Você tenta impedir, mas começa a suar. Depois de alguns minutos, você realmente não aguenta mais. Você pula da cadeira como se tivesse sido picado por uma tarântula e corre automaticamente para a geladeira. Droga, o vício da procrastinação triunfou sobre sua mente novamente.


Para que você possa recuperar o controle de seu vício e superar sua procrastinação, grite “Não!” Na próxima vez, assim que seu corpo for controlado remotamente novamente para mergulhá-lo em um buraco profundo de procrastinação.


Ao dizer a palavra “Não!” Em voz alta, você se torna ciente de suas possíveis tentativas de distração.


13 Compartilhe seus objetivos com outras pessoas


Para se livrar da "procrastinação", você pode decidir contar a alguns amigos ou familiares sobre sua meta definida.


Isso aumenta a pressão para realmente concluir a tarefa em um determinado período. Você certamente não quer parecer um fracasso para os outros ou ser alguém que não cumpre suas promessas.


Você pode superar sua procrastinação tornando-se primeiro ciente dela e, em seguida, tentando combatê-la produtivamente na próxima etapa.


Aqui está uma lista de resumo dos 13 métodos de controle de procrastinação:


Estabeleça metas realistas e concentre-se naquelas com alta prioridade

Determine a hora exata em que você iniciará a tarefa

Defina um prazo fixo para você

Faça uma lista de tarefas antes de dormir

Sempre dívida tarefas grandes em blocos menores

Aproveite ao máximo seus momentos produtivos e fases altas para trabalhar

Trabalhe com a técnica do Pomodoro

Se você tiver problemas para iniciar sua tarefa, faça um brainstorm primeiro

Recompense-se por atingir objetivos

Diga adeus à sua veia perfeccionista

Elimine qualquer distração

Diga "não" para si mesmo em voz alta assim que se encontrar tentando se distrair

Compartilhe seus objetivos com outras pessoas




[i] Ted Talk Tim Urban – Inside the mind of a procrastinator; 2016-03-15

7 visualizações0 comentário